Otimização de Site

Otimização de Site

Otimização de Site

A otimização de Site é um conjunto de técnicas, que visam melhorar o posicionamento de suas páginas no mecanismo de busca, quando um usuário digita uma palavra-chave.

O objetivo do SEO (otimização de Site) é fazer com que uma das páginas do seu website, apareça entre os primeiros resultados.

Aparecer na busca orgânica é o sonho de consumo de todas as empresas, porem na primeira página nem sempre isso acontece organicamente.

O termo otimização de Site foi usado pela primeira vez pela empresa Multimedia Marketing Group (MMG), de John Audette.

O objetivo era realizar métodos que fizessem seu website conseguisse melhor posicionamento nos resultados de busca, melhor que os concorrentes. Isso colocou-o em melhor posicionamento, porem não no top.

É muito importante não confundir os resultados orgânicos com os resultados patrocinados. Como exemplificado na imagem, os resultados orgânicos são marcados com verde e os resultados patrocinados são marcados com vermelho.

Otimização de Site. Qual a Vantagem?

A essência do trabalho de otimização de Site é angariar novos visitantes e, aumentar as suas chances de conversão.

Logo, com um bom trabalho de otimização de Site, pode aumentar as suas vendas. Ou número de visualizações de páginas, assinantes de feeds, ou qual for a sua métrica de conversão.

É importante frisar que otimização de Site é um trabalho de médio/longo prazo, visa aumentar a quantidade de visitantes através da confiança dos buscadores.

Uma vez feito o trabalho de otimização de Site, quando o site aparecer bem nas pesquisas, será por credibilidade.

 

Razões para investir em Otimização de Site

Falar em investimentos. A primeira pergunta é; O que eu ganho com isto? Seja para uma empresa ou para um autônomo.

 

No ramo de otimização de Site, podemos listar ganhos bem evidentes:

  • Ganho de visitas; O trabalho de otimização de sites, um maior número de palavras-chave são trabalhadas e o posicionamento das mesmas tende a melhorar nos mecanismos de busca. Isto faz seu website ser mais acessado por usuários dos mecanismos de busca;
  • Aumento de vendas; Uma vez que se tenha uma estratégia de ganho de visitantes e, esta estratégia funcione, os números de usuários que vêem seus produtos e/ou serviços é maior, possibilitando um maior número de vendas;
  • Análise do Retorno sobre o Investimento (ROI); O uso de ferramentas de análise do tráfego do seu website e monitoramento de vendas pode lhe indicar perfeitamente qual o seu ROI e se sua estratégia deve ser focada mais em uma determinada palavra-chave.